// O Look and Feel da sua marca

Look and feel significa: 'Olhar e sentir.' Já se perguntou porque algumas marcas conseguem ser reconhecidas sem o uso do seu logotipo? Ter uma marca reconhecida e lembrada não é papel da sorte, mas de um processo que tem isso como objetivo desde sua prototipação.

Dentre seus elementos, estão:

  • Cores

  • Imagens

  • Texturas

  • Tipografia (fontes)

  • Composição

E a união desses elementos, de forma estratégica, geram a coesão e diferenciação de toda a personalidade da marca no campo visual. Assim como a torna reconhecível após a exposição por um determinado tempo desses elementos.

 

Uma marca que faz isso de forma impecável é a Pizzaria Rosa surfando dentre os elementos, vamos compreender um por um.



Para Júlia Sória, Chef da Rosa: "É preciso criar identidade para que o produto seja reconhecido."



Mas então, como cada elemento cria unidade para 'o todo'?


>> Cores

A cor materializa a sensação e cria o universo que queremos projetar, cria emoção e identificação, provoca ações. Facilita o reconhecimento e constrói valor, as decisões de compra são amplamente influenciadas por cores. A pizzaria rosa faz o uso do rosa bebê com protagonismo e é o responsável pela sensação confortável, amigável, próxima, jovem. Já o uso do vermelho como cor secundária, traz o complemento chave como Paixão, Força.

O Rosa + Vermelho traz uma intimidade ao mesmo tempo que traz força, a escolha teve como objetivo traduzir personalidade. A Rosa faz o uso impecável das cores em todo tipo de composição e peças, de forma criativa e convidativa.

>> Imagens

O uso de imagens em composição de marca tem um papel crucial em traduzir a essência intangível da marca, principalmente imagens reais. Cenários, contextos e expressão de qual é o feeling da sua marca, é mais um canal de contato

entre a marca e seu cliente para gerar identificação. Pense em como você se sente assistindo filmes e em cenários específicos, você se identifica, forma opinião, se emociona... assim também acontece com as marcas projetando o cenário para o usuário se sentir. A pizzaria Rosa usa as imagens como elemento mais forte de comunicação e é genial em criar cenário não só com os produtos, mas com o tipo de meta que você "alcança" ao estar no mundo Rosa. Alegre, descontraído, descolado.

As imagens entram como uma forma de identificação sobre o estilo de vida, se torna mais um ponto de construção da marca.


>> Texturas

Texturas e gráficos auxiliares são bons elementos para compor o universo e torna-lo completo, vivo, com mais possibilidades de lembrança e dinamismo. A pizzaria Rosa faz uso das texturas e ilustrações como apoio nos cenários, produtos, peças gráficas gerando assim uma unidade mesmo que em diferentes formatos.

>> Tipografia

Tipografia é o nome técnico para as fontes que você vê em uso nas comunicações. Para o desenvolvimento de marcas e look and feel, as fontes que você utiliza são importantes pois também são responsáveis por comunicar e compor o seu ecossistema visual. E isso se da ao fato de que os formatos tipográficos transmitem percepções, sensações e impressões sobre algo. No desenvolvimento de marca, precisamos fazer um estudo tipográfico para selecionar as fontes que comuniquem de acordo com as associações certas. Imagina o segmento de advocacia com uma fonte moderna e descontraída? causa um pouco de estranheza, certo? ah não ser que a marca tenha esse objetivo disruptivo.

A pizzaria rosa é moderna e utiliza fontes de composição mais "democráticas", jovem, próxima. O que faz total sentido e unidade com o todo.

>> Composição

A marca é viva e a seleção desses elementos influenciam no todo. É a soma dos elementos que formam o todo, a escolha sem intenção pode ser a razão de ruído ou a percepção errada da marca. Uma marca com personalidade não necessita do logotipo amarrado em todo tipo de ação, porque os elementos projetados foram feitos para compor o universo da marca gerando unidade mas também transformando-a em uma sensação. Marcas que amamos fazem a alternância dos seus elementos gerando uma sensação de: "Isso é uma atitude da marca X" ou " Isso é muito a marca Y".

>> A pizzaria Rosa torna muito claro quem ela é quando olhamos o parâmetro inteiro dos seus elementos visuais.

É como se a sensação fosse: "Faz todo o sentido do mundo essas escolhas." Mas, elas são técnicas e atingem bem o seu objetivo operacional, de negócio, de marca, de sensação. O real objetivo é compreender que a marca deve ser projetada para funcionar sem o seu logotipo, essas são as verdadeiras marcas em que você Olha & Sente.

 

O Look and Feel é um parâmetro de decisão e diretriz muito importante que utilizamos no desenvolvimento da marca.

Nada é aleatório e tudo importa: Formas, letras, cores, imagens, texturas, comunicações. Afinal, tudo influencia na forma em que você será percebido no mercado e em uma decisão de compra.

 

Você consegue reconhecer a sua marca sem o uso do logotipo?




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