Vintadih >> Clareza sobre mercado e concorrência

Não é segredo que o desenvolvimento da marca foi feito por nós, tampouco que é uma das preferidas que pudemos fazer, pois, parte do ecossistema de construção em muitos pilares do que sustenta e direciona uma marca a longo prazo. Motivo de entusiasmo em torna-la viva.

Antes de nos aprofundarmos, é importante discorrermos brevemente sobre mercado e concorrência, que geralmente a maior preocupação é olhá-lo pela ótica da venda e produto. E isso, de fato, pode tornar qualquer um seu concorrente com base na semelhança de oferta. Mas, direcionando para um panorama de marca com valor, a preocupação se torna um detalhe.

 

A região berço da marca é Macapá, no Amapá. Detalhe cujo contexto torna mais interessante os insights que esse projeto trouxe, e apareceram em outros como semelhança. Macapá é uma cidade de oportunidades em qualquer segmento, pois, ainda há uma resistência de empresários e empreendedores quando o assunto é marca e construção de valor. O Pack raiz em sua maioria é um logotipo, paleta de cores e 3 posts por semana.


 

>> Então o que chamou atenção quando o processo de diagnóstico da Vintadih foi finalizado?

O processo de desenvolvimento de marca by Mello tem como um dos pilares principais a estratégia e com isso, a primeira etapa se chama Imersão & Profundidade.

Durante o processo foi compreendido o mercado de moda e também o comportamento de consumo no estado, assim como posicionamento e outros elementos que compõe uma marca.

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>> Após a imersão, tínhamos 4 concorrentes e ao mesmo tempo não tínhamos nenhum.

Para uma marca como a Vintadih, que sua essência e posicionamento por trás do desenvolvimento foi e continua sendo genuíno, com um 'porquê' ecoando em ações, comunicação, experiência, produtos e perspectivas de longo prazo, tínhamos apenas concorrência por uma ótica de venda e produto. Não de uma marca.


>> Assim se formou uma perspectiva com base no diagnóstico >>

Alguns aspectos documentados em relação aos pontos de diferenciação é que o comportamento de venda e produto citado acima utiliza isso como base daquilo que comunica. Sem algo além que nos desperte desejo e representatividade através da marca.


Assim surgiram algumas descrições em relação aos respectivos concorrentes:

  • Comunicação inclinada para oferta e produto, massivo.

  • Comunicação de catálogo.

  • Fotografia de banco de imagem.

  • Não inspira ou convida em fazer parte de um universo.

*Essas ações tem alguns efeitos como desvalorização do produto pelo cliente, cair em uma régua de avaliação apenas por preço, dar margem de oportunidade para outras marcas e etc.


>> Pontos Cruciais

  • A perspectiva de venda e produto pode tornar qualquer um em seu concorrente, mas como marca, desenvolvê-la é trilhar um caminho para ser diferente, a melhor opção, aquela que representa muito mais no cliente do que aquilo que ele compra.

  • Em mercados com oportunidade escancarada, invista em experiências do ponto A até o Z. Cada toque entre a marca e o cliente, torne em uma experiência. Seja ela olfativa, física, palpável, sonora, visual ou comunicativa.


>> Na melhor das analogias

A vintadih foi projetada para ter personalidade própria, logo foi compreendido que o mercado de inserção estava composto de falta de autenticidade e reproduzindo padrões que distanciam você de ser reconhecido pelo que o faz ser quem é.

E no fim das contas, uma marca bem projetada se alinha com o negócio e a venda se torna uma consequência do que ela representa. Sua marca é um ativo estratégico.















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